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Dicas da Nutri - com Gismari Bertoncello: Mitos Nutricionais

Por Gismari Bertoncello | Nutricionista

Tenho certeza de que durante anos, você ouviu ou leu várias informações sobre a nutrição e a ciência dos alimentos que pareciam verdades absolutas. Hoje, vou desmistificar mitos clássicos, explicando sobre o poder dos alimentos e como podemos aproveitar cada um deles, obtendo mais saúde, leveza e bem-estar! Vamos começar?

É obrigatório gostar de folhosos crus para ser saudável: observo com frequência este comentário dos que não gostam tanto de salada e que sentem-se obrigados a consumir folhas. A boa notícia é que você pode refogar (a acelga, por exemplo fica uma delícia) ou trocar por brócolis/vagem e outros verdinhos que está tudo ok. A clorofila é um componente vegetal que guarda em si a energia vital do sol e tem o poder de purificar e renovar nosso organismo. Pode variar, mas capricha neles então!

Ovos aumentam o colesterol sanguíneo: esse mito vem sendo desconstruindo nos últimos anos, em que pesquisadores comprovaram que o colesterol do ovo não aumenta o colesterol no sangue. Que alegria! Já que é um dos alimentos mais completos do mundo e podemos consumir de 3 a 5 unidades por dia. Sugiro incluir de uma a duas unidades no café da manhã: é garantia de saciedade e mais energia para levar o dia!

Banana elimina as câimbras musculares: já pensou que estas dores musculares podem representar falta de magnésio e excesso de cálcio? Muitos pensam que o potássio é o mineral que combate as câimbras, sendo que na verdade um bom suco verde pela manhã ajudaria bem mais para quem tem o problema.

Conte as calorias dos alimentos: hoje, valorizamos mais a lista de ingredientes de um alimento do que propriamente contar suas calorias ou decorar tabelas nutricionais. Somos o que comemos, metabolizamos e eliminamos em uma engrenagem perfeita. Pouco importa o número de calorias mas sim, de onde vieram os nutrientes e para onde eles vão.

Espinafre e beterraba são ótimos para anemia: Eles possuem nutrientes, muitas fibras, o poder revitalizante da clorofila, magnésio, cálcio e outras vitaminas como o betacaroteno, a vitamina C e o ácido fólico. Mas, um equívoco cometido por pesquisadores fez com que durante décadas, o espinafre fosse considerado 10x mais rico em ferro do que realmente é. Mesmo não sendo os alimentos do Popeye, tenho indicado estas hortaliças (cruas) para quem sente falta de energia durante o treino: é só bater açaí sem açúcar ou suco de uva sem açúcar com algumas folhas de espinafre ou 1 fatia de beterraba. E cozidos, são uma delícia né?

Gorduras dos alimentos engordam ou causam doenças cardíacas: na verdade, as gorduras naturais são essenciais para o bom funcionamento do corpo e para o emagrecimento saudável. As antigas diretrizes que diziam que gordura fazia mal mostraram-se completamente errôneas e hoje recomendamos que o paciente aumente (e muito) as boas gorduras da alimentação. Já viu nosso texto anterior? Falamos dos melhores tipos, benefícios de como consumi-las lá. Confere lá. [http://bit.ly/2dmeZDA]

Sucos naturais perdem todas as vitaminas após o preparo: Ok, depois de 4 horas de 20 a 30% da vitamina C é perdida pelo contato com o ar. Mas você já parou para pensar que todas as outras vitaminas, compostos bioativos e antioxidantes mantêm-se lá? A vitamina C é abundante nos vegetais, então se você consome salada e frutas em outros horários pode manter seu suco cítrico feito em casa. Minha sugestão é que comer a fruta é ainda melhor do que o suco. Mas tem dois sucos que adoro: além do verde, indico suco de frutas vermelhas congeladas batida com goji berry, chia e uma pitada de açafrão em pó. É um boost de saúde e um incrível mix anti-inflamatório e protetor para as células.

 

E aí, gostou da matéria? Em breve estarei de volta com mais dicas e informações para ajudar você a cuidar da sua saúde!

 




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