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O Hippo possui uma história de vanguarda em relação aos cuidados com o Meio Ambiente

A cada trimestre trinta mil itens da horta orgânica são distribuídos em nossas quatro unidades,  ocupando as gôndolas de produtos orgânicos. O Hippo conta com um sistema de biofertilização que tem o seu ciclo iniciado com os próprios resíduos orgânicos gerados em cada unidade. É um ciclo de reaproveitamento inteligente e ecológico que teve início no ano de 2003, como um dos itens do Programa de Reaproveitamento Total de Resíduos Orgânicos, Recicláveis e de Gordura Saturada, que nos rendeu o Prêmio Expressão de Ecologia em 2004.

O objetivo inicial do projeto de compostagem era o de dar uma destinação correta aos resíduos orgânicos das lojas. A evolução desde 2003 foi tamanha que hoje o objetivo se ampliou e abrange também questões de acompanhamento do processo inteiro de compostagem, garantindo o resultado final de preservação ambiental, além do conceito maior de eco-sustentabilidade de que “Comida gera Comida”. 

O Hippo possui em sua essência a preocupação ambiental. Por conta de ações como a do projeto de compostagem, atualmente 97% dos resíduos gerados são reciclados e somente 3% tornam-se rejeito. Além da preservação do meio ambiente, o projeto evoluiu para o reaproveitamento total dos resíduos orgânicos, que voltam aos clientes e a horta.

Entende-se como resíduo orgânico aproveitável para a compostagem apenas os produtos que não foram destinados à doação para o Programa Mesa Brasil do SESC, outro projeto que participamos desde 2003 e que atua no combate à fome e as redistribui para entidades carentes.

O projeto evoluiu de forma que, desde 2014, o Hippo passou a acompanhar o processo da compostagem do início ao fim, financiando um Centro de Compostagem localizado em Biguaçu.

O local recebe cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos por dia, produzidos pelas quatro unidades do Hippo.

O processo inteiro da compostagem demora cerca de 6 meses, quando fica efetivamente inerte e se transforma em adubo orgânico. O investimento anual com o transporte e processo de compostagem é de aproximadamente R$ 100 mil reais.

Após gerar efetivamente o composto orgânico, no Centro de Compostagem utilizado pelo Hippo, ele tem dois encaminhamentos. Uma parte é triturada e peneirada para se destinar aos clientes do Programa de Relacionamento. Outra parte é separado e tem como destinação a Horta Orgânica do Hippo, que possui mais de 60 espécies plantadas. Inaugurada em outubro de 2014, com 7 mil metros de extensão, ela é anexa a unidade da Pedra Branca, no diferenciado bairro de Palhoça. Com a reutilização dos rejeitos orgânicos transformados em adubo, as hortaliças e legumes produzidos possuem uma carga nutricional 100% garantida.

Hoje, diversas instituições estão diretamente ligadas ao processo de reaproveitamento de resíduos do Hippo. Além da compostagem, todo o papelão e plástico também são destinados corretamente. 

A gordura saturada também é separada e recolhida pelo programa Reóleo da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis que o utiliza na fabricação de produtos de limpeza como detergente, água sanitária, sabão em pasta e sabão em pedra. Os produtos finais são utilizados nas  quatro lojas. O Hippo tem orgulho de ser certificado pela ACIF como o estabelecimento que mais arrecadou óleo de cozinha usado, ajudando Florianópolis a conquistar o seu lugar no Guiness Book.

O Hippo também é pioneiro na coleta de pilhas e baterias no estado de Santa Catarina. Desde 2003, disponibiliza coletores na frente das lojas, nos quais as pessoas podem depositar pilhas e baterias velhas. O material é recolhido e enviado para o Suzaquim (Indústria Química) em São Paulo, local em que as pilhas e baterias são reprocessadas e transformadas em sais e óxidos metálicos. 

Os cuidados com o meio ambiente são realidade desde a fundação da empresa, em 1997. A primeira loja abriu as portas já oferecendo caixas de papelão que vinham do estoque, como alternativa às sacolas plásticas. Foi também o primeiro supermercado de Santa Catarina a oferecer sacolas retornáveis.

Sem entrar no mérito se as sacolas plásticas devem ser abolidas do comércio, em novembro de 2007, o Hippo substituiu as tradicionais pela sacola de plástico oxibiodegradável, que se decompõe em até 18 meses, enquanto as de plástico comum duram até um século no meio ambiente. Também disponível nas lojas do Hippo, as caixas retornáveis são utilizadas para a entregas das compras feitas pelo sistema Delivery. Além de ecologicamente corretas, pois são feitas de papelão reciclado e destinadas ao uso contínuo, garantem o transporte seguro das mercadorias. Testes de durabilidade com as caixas delivery mostraram que ela pode suportar até 100 ciclos (sobe/desce) com carga de 29kg.

No planejamento da unidade Pedra Branca, muitas foram as preocupações com o meio ambiente. Por isso o projeto constou o aproveitamento da iluminação natural, evitando desperdícios de energia e a reutilização da água da chuva de maneira inteligente. A loja está alinhada às iniciativas sustentáveis do bairro, conta ainda com expositores de produtos congelados e refrigerados com porta, medida que reduz em 40% o consumo de energia. Além disso, o sistema de refrigeração da loja utiliza o glicol, composto que evita o agravamento do efeito estufa.

A horta orgânica fica ao lado da unidade Pedra Branca e abriu a oportunidade para alunos da Grande Florianópolis aprenderem mais sobre o ciclo de reciclagem de materiais orgânicos, além de acompanharem o trabalho com a terra na plantação de legumes e hortaliças. O Hippo vem promovendo iniciativas pioneiras tanto de consumo responsável como o de consciência ecológica.

O pioneirismo ainda inclui o Hippo como o primeiro supermercado catarinense a oferecer alimentos orgânicos folhosos e também industriais, a obter o selo SIE (Certificado para Derivados de Carne Fracionados), a produzir e comercializar alimentos sem glúten e a proporcionar o comércio eletrônico via televendas e internet. Em 2012 implantou o sistema de rastreabilidade de alimentos, com uma empresa especializada, dando a possibilidade do cliente conhecer a procedência dos alimentos que consome com a informação disponibilizada de todo o caminho percorrido pelo alimento até chegar às gôndolas.

No ano de 2018 o Hippo inaugurou a primeira usina solar em telhado, instalando 474 placas solares no Centro de Distribuição, localizado em canasvieiras. O sistema de energia solar fotovoltaica evita diariamente a produção de cerca de 800 toneladas de gás carbônico por dia, caso a energia utilizada fosse a da concessionária, o que equivale ao plantio de mais de 2.430 árvores diariamente.

A microgeradora reduz sensivelmente o impacto ambiental, por se tratar de energia 100% limpa. Até agora, os painéis instalados já evitaram a emissão de quase 190 mil toneladas de gás carbônico.

E os cuidados não param por aqui, desde 2019 o Hippo vem substituindo as suas embalagens por opções 100% recicláveis, reutilizáveis e sustentáveis. Preocupados com a segurança alimentar e com o meio ambiente, o Hippo está sempre em busca de novas soluções de embalagens que conservem a qualidade dos produtos e que não agridem o meio ambiente.

A primeira substituição aconteceu na fiambreria, onde os  frios fatiados que eram embalados nas bandejas de isopor agora são recebidos pelos clientes no papel acoplado. Em seguida foi a vez das cafeterias e restaurantes da Rede receberem opções mais sustentáveis como: os copos de café, canudos de isopor foram  substituídos por papel, as marmitas agora tem a opção de papel e foram retirados os plásticos dos talheres, que agora ficam num recipiente de auto-serviço.

É uma história de vanguarda da qual todos os integrantes da Família Hippo se orgulham e têm a certeza de que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente, espaço em que as novas gerações irão viver.

 




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