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9 dicas para estimular o seu filho a comer salada

 

9 dicas para estimular o seu filho a comer salada
Tá difícil convencer as crianças a comerem verduras e legumes? Confira as dicas da nutricionista do Hippo, Ana Lúcia Corrêa

Muitas vezes é difícil que um adulto coma salada todos os dias, imagine então as crianças... Mas especialistas garantem: quanto mais cedo você despertar o gosto do seu filho pelas verduras e legumes, mais saúde ele terá, e maior é a chance disso virar um hábito para toda a vida. As verduras e legumes são fundamentais na alimentação diária por vários motivos: ajudam na hidratação do corpo e fornecem uma série de vitaminas e minerais que são essenciais para diversas funções do nosso organismo. Ainda ajudam a prevenir doenças, na renovação celular e são ricas em fibras, regulando o funcionamento gastrointestinal. A nutricionista do Hippo, Ana Lúcia Corrêa, elaborou 9 dicas para ajudar você a estimular o consumo de salada pelas crianças. Ela ensina: o exemplo dos pais é fundamental. Confira:

 

1. Para estimular bons hábitos alimentares precisamos entender que os filhos
seguem os exemplos, se eles não veem seus pais comendo saladas eles também
não comerão. Seja exemplo para seu filho, faça ele sentir vontade ao ver você
consumindo as saladas.

2. Procure fazer a criança ser participativa na escolha do cardápio, desde o momento
da compra dos vegetais e frutas até a preparação dos pratos, permitindo que ele
conheça os alimentos in natura e se torne agente participativo na construção dos
seus hábitos.

3. Procure variar as formas de preparo: crua, cozida, com molhos, cortes variados,
usando a criatividade e explorando sabores, cores e formatos, sempre despertando
diferentes experiências com o mesmo alimento.

4. Não exagere insistindo e dando recompensas que não são saudáveis.

5. Comece com a argumentação: só não gosta quem já experimentou. Faça a criança
provar inicialmente um pedacinho pequeno e vá aumentando cada vez que lhe for
servido. Um bom mantra pra essas horas é: “só pode saber que não gosta se
experimentou pelo menos 30 vezes”.

6. Não permita distrações na hora de comer. O ato de se alimentar deve ser
compartilhado, a refeição deve ser um momento de sentar-se à mesa junto com
seu filho, sem televisão ou computador, prestando atenção na mastigação e
estimulando a descoberta dos diferentes sabores.

7. Estabelecer rotinas é importante para a fase em que os hábitos estão sendo
construídos, não deixar a criança ficar mais de 2 horas em atividade frente à TV ou
computador. Também estimule a prática de atividades físicas e o sono de
qualidade, que são essenciais para o desenvolvimento de um estilo de vida
saudável.

8. A criança não pode ter o poder de compra, a escolha dos alimentos deve ser
orientada pelos pais. Dê 3 opções saudáveis de verduras e legumes e deixe a criança escolher uma delas no supermercado.

9. O pai, a mãe, os responsáveis, a família e os educadores são os donos da rotina
dos horários. É necessário respeitá-los, mas o apetite é da criança, se ela quer
repetir, pode repetir.

 




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